sexta-feira, 24 de abril de 2009

A “boa briga” dos MinCs


Meio Ambiente e Cultura selam parceria e, também, mais uma “boa briga”, como definiu o ministro Carlos MinC


Reunidos na manhã de sexta-feira (17), no Jardim Botânico, os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e do Meio Ambiente, Carlos MinC, lançaram ações inéditas de produção e exibição de curtas metragens, com destaque para o tema Mudanças Climáticas e Aquecimento Global.

Mas o discurso esquentou quando o ministro Carlos MinC deu palavras de apoio ao projeto de governo federal da nova Lei de Fomento à Cultura. “Com essa proposta, o ministro Juca Ferreira mexe em uma questão importante. Os recursos da cultura acabaram concentrados no Rio de Janeiro e em São Paulo e as empresas acabaram ditando a política cultural do país”, afirmou MinC, que considera a proposta uma “boa guerra”, comparando-a com a medida lançada pelo MMA recentemente para compensar a emissão de CO2. “Eu e o ministro Juca Ferreira gostamos da boa briga… quem quer mudar pelo bem sempre enfrenta dificuldades…aqueles que estão por cima dizem que a intenção é estatizar, mas não dizem a real intenção, que é ampliar e democratizar”.

A “boa briga” passa também pelo enfrentamento dos grandes desafios ambientais hoje existentes no país, que aproximam os dois ministérios em ações comuns. Hoje foram lançados dois programas: o Circuito Tela Verde, de exibição de curtas metragens realizados por comunidades que têm sofrido os impactos da indústria do petróleo, e o Edital Curtas de Animação, de apoio a projetos de animação de um minuto.Com esses projetos, comunidades passam a ter mais uma oportunidade de discutir e desenvolver um olhar crítico sobre seus processos e de registrá-los em filmes a serem exibidos nas tevês e nos espaços públicos de exibição, como os cineclubes, os Cines Mais Cultura e as Salas Verdes.

Os ministros falaram sobre o papel estratégico das ações transversais dos seus ministérios no fortalecimento da cidadania. “É necessário reconstruir a relação entre cultura e meio ambiente, e esse processo passa pela sensibilidade, pelo comportamento e pela visão do mundo, portanto, por dimensões essencialmente culturais”, afirmou Juca Ferreira. Para o ministro, ao lançar ações que estimulam o protagonismo popular, o governo também estimula a ampliação e diversificação de conteúdos e do exercício de cidadania. O ministro Carlos MinC, por sua vez, destacou o fato de ações como essa possibilitarem “que a história seja contada pelo cidadão comum, e não apenas por vencedores”.

Presente no evento, o secretário do audiovisual, Silvio Da-Rin, falou sobre a integração dessas ações a outras iniciativas de produção e exibição de conteúdos audiovisuais pelas comunidades. “O Circuito Tela Verde vem se somar aos Pontos de Cultura e aos Cines Mais Cultura para constituírem verdadeiros circuitos alternativos e comunitários que vão transformar e dar escala à circulação de conteúdos brasileiros de produção independente”. Da-Rin mostrou em números o cenário elitista do acesso a salas de cinema no Brasil. “Hoje 92% dos municípios não têm esses equipamentos e a consolidação de redes como essas terá para a população impacto até maior do que os circuitos comerciais de cinema”.

Também participaram do evento o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Moniz Sodré, o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino, e a diretora executiva da Funarte, Miriam Levy.

fonte:
http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/18/a-%E2%80%9Cboa-briga%E2%80%9D-dos-mincs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário