segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novas exibições do CTV 2009 em Itajaí/SC



Circuito Tela Verde apresenta vídeos sobre "Pescadores e a conservação da biodiversidade" serão exibidos nesta quarta (21/out/09) no Café& Cultura do Mercado Municipal de Itajaí (SC)

Em continuidade ao ciclo de exibição do Circuito Tela Verde no Café&Cultura (Mercado Municipal) de Itajaí, nesta próxima quarta feira, dia 21 de outubro, às 21 horas, abordaremos o tema "Vida de pescador" englobando as diferentes realidades vividas por estas pessoas, suas culturas e tradições associadas a conservação da vida marinha.

Os vídeos fazem parte do Projeto Tela Verde 2009 produzidos como parte de um programa socioambiental realizado entre 2007 e 2008, através do Instituto Abaeté Estudos Socioambientais e Oficina de Cinema Ambiental HumanoMar do Rio de Janeiro. Utilizando-se da linguagem de cinema e de antropologia para a realização dos curtas metragens como diagnóstico socioambiental e estratégia de educomunicação, a ONG Abaeté produziu um significativo acervo audiovisual, alguns deles premiados em festivais.

Na exibição desta quarta incluímos mais dois vídeos que retratam essa temática a partir da realidade de pescadores do litoral de Santa Catarina. A primeira produção é do Programa Terra&Mar da TV UNIVALI de 2006 sobre o Projeto “Meros do Brasil”. A segunda produção é do Instituto Albatroz com o vídeo “Trabalhadores do Mar”.

Contamos com a sua presença!

Sinopses dos vídeos a serem exibidos em 21/10/2009

Vai vendo (15'30") A ponte construída para ser símbolo da evolução serve de moldura para a vida cheia de dificuldades dos moradores de Rio das ostras.A explosão demográfica desordenada, a diminuição dos peixes no mar, o descuido com a natureza.

Havia um tempo (14'14") Roda linda, folia de reis, assombrações, boitatás e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas de trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva historias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.

Mulheres do âncora (15'22") Alegria, entusiasmo. A felicidade é a preparação de um acontecimento. Construtora civil, manicure, pescadora,mães. Elas são as mulheres do âncora.

Maré baixa (9'14") Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária que esta destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama.os pescadores de camarão e tainha precisam procurar outros meios de sobrevivência agora que estas espécies estão desaparecendo.

Projeto Meros do Brasil (27'00") Programa Terra e Mar - TV UNIVALI. O vídeo aborda as estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil direcionados aos “Meros” nas quais o conhecimento popular dos pescadores de cada região focal é crucial.

Trabalhadores do Mar ( 12'33") Conservação de Aves Marinhas e Pesca Oceânica no Brasil - Projeto Albatroz. O vídeo aborda a relação direta da pesca de espinhel no litoral catarinense e seu impacto na conservação das aves marinhas em especial o Albatroz.

Para conferir a programação completa consulte www.univali.br/biblioteca (acesse o portal sala verde)

Maiores informações com Isadora Odebrecht pelo fone: (047) 96116779 ou email: isadoraodebrecht@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário