sábado, 25 de abril de 2009

Nova listagem


Saiu uma nova listagem com novos espaços exibidores

Clique aqui

Verifique se o seu espaço já foi contemplado.


Informações no e-mail:
fabio.melo@mma.gov.br

sexta-feira, 24 de abril de 2009

MMA e Cultura lançam edital para projetos sobre mudança do clima


Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Cultura, Juca Ferreira, assinaram, nesta sexta-feira (17), no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o edital de curtas de animação, que selecionará 10 projetos temáticos sobre mudanças climáticas para veiculação em TVs públicas em todo o Brasil e demais emissoras interessadas. Cada ganhador receberá R$ 20 mil, sendo R$ 10 mil para produzir o vídeo, com um minuto de duração. A idéia é ensinar à população o que significa mudança do clima e seus efeitos. A criação dos curtas é uma recomendação da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em maio de 2008, para que sejam realizados vídeos explicativos que alcancem todos os lares.


O lançamento do concurso aconteceu na abertura do Circuito Tela Verde, festival com 30 vídeos sobre experiências de projetos de educação ambiental no Rio de Janeiro. Para Minc, educação ambiental é a melhor forma de ensinar as pessoas a mudar de atitude e preservar o meio ambiente. "Educação ambiental não é decoreba, é mudança de comportamento", ressaltou.

O ministro Minc aprovou o resultado da primeira edição do circuito e afirmou que no próximo ano o Tela Verde, que também é resultado de parceria com o Ministério da Cultura, será ampliado. "É com muita alegria que celebro essa parceria da cultura e do meio ambiente", salientou. Segundo ele, é importante realizar esse tipo de atividade para a conservação dos parques nacionais. "Preservar não é o não-uso mas o uso correto. É a integração do meio ambiente com a cultura e o ecoturismo".

Minc também destacou a educação ambiental como forma de instruir a sociedade para o consumo sustentável e criticou o parâmetro de desenvolvimento atual, em que prevalece o consumo e o desenvolvimento sem sustentabilidade. "A educação ambiental é fundamental em uma sociedade onde a ganância e a ambição ditam as regras e que tem uma economia que beira sandice".

O ministro da Cultura reiterou o discurso de Minc, afirmando que hoje em dia não se concebe mais o desenvolvimento sem um padrão ambiental. "A questão ambiental é sobretudo uma questão de sensibilidade, visão de mundo e comportamento, e o cinema é um bom canal pra levar isso". Os ministros ressaltaram a necessidade desses eventos como registro documental da memória da questão ambiental. Também participaram do evento o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Listz Vieira, a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Lúcia Anello, e o secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Pirôpo.

O festival também será realizado em outras 250 estruturas educadoras, como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos de Cultura e Cineclubes, até julho. A idéia é que cada centro organize a sua mostra dos filmes, com os kits distribuídos pelo ministério, e realize debates ao final de cada dia de execução para discutir os problemas ambientais locais e possíveis soluções. O objetivo do circuito é promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre a importância do tema socioambiental e da educação ambiental como instrumento de mobilização e participação social. Os vídeos foram desenvolvidos usando as metodologias de educomunicação.

Os vídeos mostram tanto trabalhos de educação ambiental que deram sucesso quanto rios que estão cada dia mais poluídos. Os curtas foram produzidos nos seguintes municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Rios das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. São apresentadas opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais.

Fonte: ASCOM/MMA

A “boa briga” dos MinCs


Meio Ambiente e Cultura selam parceria e, também, mais uma “boa briga”, como definiu o ministro Carlos MinC


Reunidos na manhã de sexta-feira (17), no Jardim Botânico, os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e do Meio Ambiente, Carlos MinC, lançaram ações inéditas de produção e exibição de curtas metragens, com destaque para o tema Mudanças Climáticas e Aquecimento Global.

Mas o discurso esquentou quando o ministro Carlos MinC deu palavras de apoio ao projeto de governo federal da nova Lei de Fomento à Cultura. “Com essa proposta, o ministro Juca Ferreira mexe em uma questão importante. Os recursos da cultura acabaram concentrados no Rio de Janeiro e em São Paulo e as empresas acabaram ditando a política cultural do país”, afirmou MinC, que considera a proposta uma “boa guerra”, comparando-a com a medida lançada pelo MMA recentemente para compensar a emissão de CO2. “Eu e o ministro Juca Ferreira gostamos da boa briga… quem quer mudar pelo bem sempre enfrenta dificuldades…aqueles que estão por cima dizem que a intenção é estatizar, mas não dizem a real intenção, que é ampliar e democratizar”.

A “boa briga” passa também pelo enfrentamento dos grandes desafios ambientais hoje existentes no país, que aproximam os dois ministérios em ações comuns. Hoje foram lançados dois programas: o Circuito Tela Verde, de exibição de curtas metragens realizados por comunidades que têm sofrido os impactos da indústria do petróleo, e o Edital Curtas de Animação, de apoio a projetos de animação de um minuto.Com esses projetos, comunidades passam a ter mais uma oportunidade de discutir e desenvolver um olhar crítico sobre seus processos e de registrá-los em filmes a serem exibidos nas tevês e nos espaços públicos de exibição, como os cineclubes, os Cines Mais Cultura e as Salas Verdes.

Os ministros falaram sobre o papel estratégico das ações transversais dos seus ministérios no fortalecimento da cidadania. “É necessário reconstruir a relação entre cultura e meio ambiente, e esse processo passa pela sensibilidade, pelo comportamento e pela visão do mundo, portanto, por dimensões essencialmente culturais”, afirmou Juca Ferreira. Para o ministro, ao lançar ações que estimulam o protagonismo popular, o governo também estimula a ampliação e diversificação de conteúdos e do exercício de cidadania. O ministro Carlos MinC, por sua vez, destacou o fato de ações como essa possibilitarem “que a história seja contada pelo cidadão comum, e não apenas por vencedores”.

Presente no evento, o secretário do audiovisual, Silvio Da-Rin, falou sobre a integração dessas ações a outras iniciativas de produção e exibição de conteúdos audiovisuais pelas comunidades. “O Circuito Tela Verde vem se somar aos Pontos de Cultura e aos Cines Mais Cultura para constituírem verdadeiros circuitos alternativos e comunitários que vão transformar e dar escala à circulação de conteúdos brasileiros de produção independente”. Da-Rin mostrou em números o cenário elitista do acesso a salas de cinema no Brasil. “Hoje 92% dos municípios não têm esses equipamentos e a consolidação de redes como essas terá para a população impacto até maior do que os circuitos comerciais de cinema”.

Também participaram do evento o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Moniz Sodré, o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino, e a diretora executiva da Funarte, Miriam Levy.

fonte:
http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/18/a-%E2%80%9Cboa-briga%E2%80%9D-dos-mincs/

Fotos do Lançamento do Circuito Tela Verde e Edital de Curtas


Banner de divulgação do Circuito Tela Verde


Monica Serrão apresentou o Blog do Circuito Tela Verde


Participaram do evento o secretário do audiovisual, Silvio Da-Rin, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o ministro do Meio Ambiente, Carlos MinC, o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e Lúcia Anello, diretora do Departamento de Educação Ambiental


A parceria entre os MinCs


Juca Ferreira, Carlos MinC e Liszt Vieira


Carlos MinC, a educadora ambiental do ICMBio, Denise Alves, o gerente do Meio Ambiente da Devon, Fernando Borenzstein, Juliana Loureiro e Luisa Pitanga, da Abaeté Social e Monica Serrão

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Saiu a última listagem

Os espaços exibidores que receberão os kits apartir da próxima semana serão:

Clique aqui

Verifique qual o mais próximo de você.



Fique atento a segunda chamada após dia 22/04/2009
informações no e-mail:
fabio.melo@mma.gov.br

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Encerramento das inscrições

Bem pessoal, a partir desse momento, as inscrições estão encerradas.

Em breve estaremos divulgando a lista atualizada com todas instituições inscritas.

Agradecemos o interesse de todos!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Minc deixa o seu recado


Clique para abrir

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Espaços já selecionados

Os espaços listados já foram selecionados para receberem os kits.
Verifique qual o mais próximo de você.


Clique no Mapa


Inscrições encerradas
Fique atento a segunda chamada após dia 22/04/2009
informações no e-mail:
fabio.melo@mma.gov.br

Para visualizar a listagem é necessário ter instalado o
Adobe Reader em seu compudator.


Baixe aqui: