sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Circuito Tela Verde e a Formação de parcerias e trabalho em rede na Educação Ambiental

Prezados,

vamos apresentar o tema "O Circuito Tela Verde e a Formação de parcerias e trabalho em rede na Educação Ambiental", na XX Feira do Verde, em Vitória/ES, um dos maiores eventos de Meio Ambiente do Brasil.

Acompanhem em
www.vitoria.es.gov.br
banner: Feira do Verde

Rosa Rasuck
analista cultural
PMV/SEMMAM/GEA/CEA-Barreiros

Campo Grande/MS


Pontão de Cultura Guaicuru

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Saiu o resultado do Edital de Curtas de Animação!

A comissão julgadora do Edital de Curtas de Animação Ambiental anunciou na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, o resultado dos dez projetos vencedores que receberão até R$ 20 mil cada para produzir animação, de um minuto de duração, sobre o tema: Aquecimento Global e Mudanças Climáticas. São eles: Bafo Quente, Bilhõõõõões de Árvores, Bomtempo, Caixa, Estufa!, Gente Grande, O Diário da Terra, Polar, Ponto de Equilíbrio e Urso Despolar. Confira a lista completa.

Cinco profissionais do audiovisual - que formam a comissão julgadora - usaram a veracidade, qualidade, maturidade e a objetividade como principais critérios para a escolha dos projetos. Deram ênfase também aos que proporcionaram um olhar crítico sobre o tema e fugiram dos projetos muito didáticos e/ou publicitários. A comissão destacou, ainda, a variedade dos projetos na forma de abordar o tema e a objetividade, já que serão produzidos em apenas um minuto.

A iniciativa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental. A idéia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre o tema.

Os vídeos serão exibidos em TVs públicas e estarão disponíveis a todas as emissoras interessadas. Dos 167 projetos inscritos, 159 foram deferidos e oito indeferidos. A comissão selecionou além dos dez projetos, mais cinco suplentes, na ordem de classificação: A Porta do Céu, Polar, Reverso, Monstro! e A Cada Metro Cúbico Uma Vida.

fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/22/curtas-de-animacao-ambiental/

terça-feira, 27 de outubro de 2009

DEA e Unesco lançam o II Kit de Publicações de Educação Ambiental

 
Em parceria com a Unesco, o Departamento de Educação Ambiental lança o 2° kit de publicações sobre “Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis: uma Coletânea para Pensar e Agir”.

Constam no kit a 3a edição do Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, o livro Encontros e Caminhos vol. II e o livro Os diferentes Matizes da Educação Ambiental – 1997 a 2007. O conteúdo do kit encontra-se disponível na página do MMA, no link Publicações do Órgão Gestor da Educação Ambiental.

O objetivo do kit é contribuir como a estratégia de implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e fortalecer o processo de Edu
cação Ambiental desenvolvido pelo governo brasileiro em parceria com a UNESCO.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

A Recicloteca exibirá hoje à noite o filme HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA. O filme de 58 minutos é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra.

Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.

HOME estréia no dia mundial do meio ambiente, em mais de 50 países, com uma missão: alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.

Produção de Luc Besson.

*** Para dar a devida dimensão o filme será transmitido em uma tela de 125 polegadas com som estéreo.

Informações:

Data: 22 de outubro (quinta-feira)

Horário: de 19:00 às 20:00.

Entrada Franca


Local / Informações:
Rua Paissandu, 362 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
Tel: 2551-6215 / 2552-6393 - e-mail: equipe@recicloteca.org.br

Acompanhe as atividades da Recicloteca pelo Twitter: http://twitter.com/Recicloteca

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Novas exibições do CTV 2009 em Itajaí/SC



Circuito Tela Verde apresenta vídeos sobre "Pescadores e a conservação da biodiversidade" serão exibidos nesta quarta (21/out/09) no Café& Cultura do Mercado Municipal de Itajaí (SC)

Em continuidade ao ciclo de exibição do Circuito Tela Verde no Café&Cultura (Mercado Municipal) de Itajaí, nesta próxima quarta feira, dia 21 de outubro, às 21 horas, abordaremos o tema "Vida de pescador" englobando as diferentes realidades vividas por estas pessoas, suas culturas e tradições associadas a conservação da vida marinha.

Os vídeos fazem parte do Projeto Tela Verde 2009 produzidos como parte de um programa socioambiental realizado entre 2007 e 2008, através do Instituto Abaeté Estudos Socioambientais e Oficina de Cinema Ambiental HumanoMar do Rio de Janeiro. Utilizando-se da linguagem de cinema e de antropologia para a realização dos curtas metragens como diagnóstico socioambiental e estratégia de educomunicação, a ONG Abaeté produziu um significativo acervo audiovisual, alguns deles premiados em festivais.

Na exibição desta quarta incluímos mais dois vídeos que retratam essa temática a partir da realidade de pescadores do litoral de Santa Catarina. A primeira produção é do Programa Terra&Mar da TV UNIVALI de 2006 sobre o Projeto “Meros do Brasil”. A segunda produção é do Instituto Albatroz com o vídeo “Trabalhadores do Mar”.

Contamos com a sua presença!

Sinopses dos vídeos a serem exibidos em 21/10/2009

Vai vendo (15'30") A ponte construída para ser símbolo da evolução serve de moldura para a vida cheia de dificuldades dos moradores de Rio das ostras.A explosão demográfica desordenada, a diminuição dos peixes no mar, o descuido com a natureza.

Havia um tempo (14'14") Roda linda, folia de reis, assombrações, boitatás e lobisomens habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas de trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva historias, lendas e dificuldades de uma Búzios que se foi.

Mulheres do âncora (15'22") Alegria, entusiasmo. A felicidade é a preparação de um acontecimento. Construtora civil, manicure, pescadora,mães. Elas são as mulheres do âncora.

Maré baixa (9'14") Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária que esta destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama.os pescadores de camarão e tainha precisam procurar outros meios de sobrevivência agora que estas espécies estão desaparecendo.

Projeto Meros do Brasil (27'00") Programa Terra e Mar - TV UNIVALI. O vídeo aborda as estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil direcionados aos “Meros” nas quais o conhecimento popular dos pescadores de cada região focal é crucial.

Trabalhadores do Mar ( 12'33") Conservação de Aves Marinhas e Pesca Oceânica no Brasil - Projeto Albatroz. O vídeo aborda a relação direta da pesca de espinhel no litoral catarinense e seu impacto na conservação das aves marinhas em especial o Albatroz.

Para conferir a programação completa consulte www.univali.br/biblioteca (acesse o portal sala verde)

Maiores informações com Isadora Odebrecht pelo fone: (047) 96116779 ou email: isadoraodebrecht@hotmail.com.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

II Encontro de Salas Verdes em Osório/RS, 26 e 27 de novembro de 2009

Cronograma
II Encontro de Salas Verdes - Osório/RS
26 e 27 de Novembro de 2009
______________________________________________________________

26/11/2009 - Quinta-feira

14h - Credenciamento
14h30 - Palestra com a Secretária Municipal Leda Famer - Tema: O litoral Norte e o compromisso com o Meio Ambiente
16h - Apresentação do Diagnóstico das Salas Verdes da Região Sul do Brasil - Autor: Marco Aurélio L. Verdade
17h30 - Coquetel de confraternização
18h30 - Momento Cultural: Visitação a 24ª Feira do Livro de Osório
20h - Jantar
____________________________________________________________________

27/11/2009 Sexta-feira

8h30 - Momento Salas Verdes Relato de experiências: boas práticas
10h - Intervalo
10h15 - Momento Salas Verdes Relato de experiências: boas práticas
11h30 - Planejamento de futuras ações e considerações finais
12h - Almoço Morro da Borússia
13h30 - Visitação ao Parque Eólico
17h - Encerramento
____________________________________________________________________

Local do Evento: Espaço Cultural
Rua Jorge Dariva, 1042 - Osório/RS


Hotel indicado: Bassani Irmãos
Endereço: Rua 24 de Maio - s/n - Centro
Fone: (51) 3663 1100
Outros Hotéis:
IBIAMA Fone: (51) 3663 28 22
LITORAL Fone: (51) 3663 15 32
BIG Hotel Fone: (51) 3663 67 47

Site para consultar dados do Município:
http://www.osorio.rs.gov.br/

Rosane Hammel
pmobiblioteca@hotmail.com

Saiu o resultado do Edital de Curtas de Animação!

A comissão julgadora do Edital de Curtas de Animação Ambiental anunciou na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, o resultado dos dez projetos vencedores que receberão até R$ 20 mil cada para produzir animação, de um minuto de duração, sobre o tema: Aquecimento Global e Mudanças Climáticas. São eles: Bafo Quente, Bilhõõõõões de Árvores, Bomtempo, Caixa, Estufa!, Gente Grande, O Diário da Terra, Polar, Ponto de Equilíbrio e Urso Despolar. Confira a lista completa.

Cinco profissionais do audiovisual - que formam a comissão julgadora - usaram a veracidade, qualidade, maturidade e a objetividade como principais critérios para a escolha dos projetos. Deram ênfase também aos que proporcionaram um olhar crítico sobre o tema e fugiram dos projetos muito didáticos e/ou publicitários. A comissão destacou, ainda, a variedade dos projetos na forma de abordar o tema e a objetividade, já que serão produzidos em apenas um minuto.

A iniciativa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental. A idéia é despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental, contribuindo também para a produção de campanhas televisivas sobre o tema.

Os vídeos serão exibidos em TVs públicas e estarão disponíveis a todas as emissoras interessadas. Dos 167 projetos inscritos, 159 foram deferidos e oito indeferidos. A comissão selecionou além dos dez projetos, mais cinco suplentes, na ordem de classificação: A Porta do Céu, Polar, Reverso, Monstro! e A Cada Metro Cúbico Uma Vida.

fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/22/curtas-de-animacao-ambiental/

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Filme do Circuito Tela Verde vence festival Mova Caparaó

O documentário “Antes que a casa caia”, produzido no município de Araruama durante projeto de Educação Ambiental exigido pelo Ibama à Devon Energy do Brasil, empresa que explora petróleo na Bacia de Campos/RJ, produzido pela Oficina de Cinema Ambiental HumanoMar, acaba de receber o prêmio de Júri Popular na mostra de vídeo ambiental Mova Caparaó, em Alegre, Espírito Santo.
 
O filme, um dos 30 curtas que compuseram a Mostra de Cinema Ambiental Circuito Tela Verde realizada pelo DEA/SAIC/MMA, expõe a situação do distrito de Morro Grande, área afastada do centro de Araruama, onde uma pedreira de mineração tira a tranqüilidade da população com agressivas e constantes explosões que provocam rachaduras nas casas e afetam a saúde física e psicológica dos moradores.
 
O Mova Caparaó é um dos mais importantes festivais de cinema com temática ambiental do Brasil. Uma iniciativa que há seis anos reúne na região serrana do Espírito Santo algumas das cabeças que pensam a relação audiovisual e meio ambiente, promovendo um intercâmbio de experiências e possibilidades de formação para a população da Serra do Caparaó.

O Circuito Tela Verde, como é chamada a mostra, foi realizado em mais de 250 espaços exibidores,  de abril a julho deste ano,  por todo o país. O DEA comemora o sucesso da ação.