quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Circuito Tela Verde no Inhotim

No dia 23 de agosto de 2010 o Instituto Inhotim realizou a II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde.
A sessão de cinema comentada foi realizada no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx e teve a participação de educadores, articuladores da Agenda 21, membros da Associação de Catadores do Vale do Paraopeba e dos participantes do Programa Jovens Agentes Ambientais Inhotim - estudantes da rede pública de Brumadinho.

DSC02761.JPG
Foto: Elton Rodrigues

Os filmes exibidos foram: Jardim Botânico, Saindo da lixeira – alma ambiental, e Jovens Lideranças Ambientais. Após a exibição dos filmes foi realizada uma conversa entre os expectadores, de modo a ampliar a percepção em relação aos temas socioambientais abordados.

Para Gustavo Ferraz, coordenador de educação ambiental do Inhotim, “a exibição do Circuito Tela Verde no Inhotim foi de extrema importância para o momento atual da instituição, agora também Jardim Botânico. As temáticas dos vídeos serviram para sensibilizar toda a equipe de educação ambiental, além de jovens do município, a re pensarem seu papel na sociedade e como a educação ambiental pode influenciar positivamente outras pessoas.

Comentários dos Integrantes do Programa Jovens Agentes Ambientais:

"Foi novidade pra mim conhecer a vida dos catadores. Fiquei muito emocionada, eles trabalham tanto... e o que as outras pessoas pensam deles, acabam sendo um pouco verdade, a gente cria um pré-conceito sem pensar naquilo que eles vivem, por trás do que a gente pode vê. A gente não pensa que é uma pessoa, parece que é uma coisa, um objeto que faz parte da cidade. Eu não sabia da existência da ASCAVAP e foi muito bom conhecê-los."
Simone Pereira de Souza 

"Foi legal conhecer a diferença dos Jardins Botânicos. Aqui no Inhotim tem muitos jardins, lá (Jardim Botânico de Brasília) tem muito cerrado. Em relação aos catadores é bom pra gente começar a refletir 'pra onde vai meu lixo'? As pessoas vivem no seu 'mundo da maravilhas' e acha que tudo é perfeito."
Katia Maria da Silva

" A gente produz lixo toda hora, pensando que quanto tem uma coisa velha em casa é só jogar no lixo  comprar uma nova e não é bem assim. Se a gente parasse pra pensar, produziriamos menos lixo."  
Cynthia Gonçalves Nascimento

"Teve uma frase do filme: Saindo da lixeira, que eu achei muito bacana -  'O que estou fazendo meio disso tudo? E o que é o meio?' O meio é a gente que define e o hábitos que a gente tem também define. Temos que preservar nosso meio ambiente e não poluir. A respeito do vídeo do cerrado, é muito interessante que a maior biodiversidade está nos microorganismos e insetos, a gente sempre no grande, nas árvores."
Iara Cristina Rodrigues dos Santos

"A gente não sabia o que fazer com aquele material que pode ser enviado para a reciclagem. As pessoas pensam que só porque eles (catadeores) trabalham com lixo, são lixo. Foi muito bom conhecer a vida dessas pessoas, que sobrevivem e compram o alimento com o trabalho que tem".
Mayara Sabrina Santos

"O trabalho deles tinha que ser mais valorizado. Imagina se eles não catassem o material, que acumulo ia ser. O preço do material é muito baixo e o trabalho é muito pesado. Alguns jovens tem vergonha de cuidar do nosso meio ambiente, num trabalho desse teria vergonha, nojo."
Cintya Oliveira Campos

" Não adianta a gente só juntar o lixo e colocar na sacola para a coleta, precisamos parar e pensar. É muito estranho a gente pensar que através do nosso lixo, outra pessoa 'ganha a vida'. Não estamos sabendo consumir."
Gleizielem Rodrigues dos Santos

"Tem gente que pensa que como os catadores coletam o material, o problema de separar também é deles. Estamos produzindo muito lixo."
Giselle M. Silva Reis
Comentários dos funcionários do Inhotim


 “Todos os filmes exibidos mexeram muito comigo e acredito que com muitos que assistiram. Mas os relatos dos catadores de papel que apareceram no filme Saindo da lixeira – alma ambiental, foram realmente emocionantes. Foram mostradas atividades relacionadas a redução e separação de resíduos, que falamos todo o tempo para alunos, professores e visitantes no Inhotim, mas que da forma como foram apresentadas, seguidas de depoimentos tão reais, tocaram muito minha consciência enquanto educadora. A sensação que tive foi de que se todos assistissem apenas um pedacinho do filme, já teríamos um grande retorno positivo em relação às questões ambientais, principalmente em relação ao desperdício e ao lixo. Foi simplesmente muito proveitoso.” 

Gabriela de Castro – Educadora Ambiental

“O Circuito Tela  Verde além de oportunizar aos participantes conhecerem um pouco mais sobre as questões e as dificuldades que envolvem o universo dos catadores, proporcionou um encontro muito rico entre os associados da ASCAVAP e demais participantes. O trabalho desenvolvido por esses, acontece bem pertinho da gente é trata-se de uma atividade que é fundamental para o bom funcionamento de qualquer cidade e precisa ser conhecida, apoiada e valorizada por todos”.  

Laura Neres - Educadora Ambiental.

Momentos como esse são de extrema importância na construção do conhecimento de todos, principalmente da equipe de educação ambiental! Eu me emocionei e fui sensibilizada pelo filme “Saindo da Lixeira” que trata de uma questão tão trabalhada por nós aqui no Inhotim. O Circuito Tela Verde nos faz refletir sobre os diferentes aspectos de um mesmo assunto”.

Sulamita Moreira – Educadora ambiental

“A conversa gerada depois da exibição dos filmes foi muito relevante. A participação dos membros da Associação de Catadores de Vale do Paraopeba nesta conversa foi essencial pois conhecemos mais a fundo o belíssimo trabalho que realizam e como este trabalho é capaz de despertar a comunidade de Brumadinho para a participação nos processos de gestão ambiental local”.

Lidiane Arantes / Monitora Ambiental.

O Circuito Tela Verde Inhotim proporcionou a todos, reflexões sobre meio ambiente, jardim botânico e o trabalho significativo dos catadores de papel. Para a Diretoria de Inclusão e Cidadania do Inhotim, o filme “Saindo da Lixeira” merece destaque pela sua exibição e as discussões propostas que vem complementar as ações de fortalecimento junto a ASCAVAP – Associação dos Catadores de Papel do Vale do Paraopeba. Acredito que foi um momento de aprendizagem e também de inclusão, pois, a oportunidade de subir ao palco do teatro e relatar o trabalho executado pela ASCAVAP no município, certamente será inesquecível para a senhora Valdete, os associados e todos os presentes. Obrigada mais uma vez pelo trabalho conjunto. 

Marcela Giovanna – Diretoria de Inclusão e Cidadania.

A mostra de vídeo deu bastante exemplos de que um catador pode ser feliz, e que principalmente pode transformar sua vida complicada em um lindo teatro. Além de trabalhar em prol de sua sobrevivência eles também contribuem para um planeta bem melhor, diminuindo os impactos ambientais que arrasam o planeta.
Everton dos Santos Silva - Diretoria de Inclusão e Cidadania
Gostei muito do projeto tela verde, é a primeira vez que participo. Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o meio ambiente,com a coleta seletiva e os demais projetos, tudo o que envolva Ambiente. Não tenho mais o que relatar, fico engrandecida por ter participado,e gostaria de participar de outros projetos que envolva meio ambiente. Atenciosamente, Jaqueline França - Representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município.     

“As questões propostas pelos filmes exibidos: conservação da biodiversidade, consumo sustentável e empreendedorismo foram tratadas por diversas óticas. O consumo consciente e a coleta seletiva são imprescindíveis para conservação da biodiversidade, embora não pareça haver muita relação entre as coisas!

José André Verneck Monteiro – Coordenador da sala verde Inhotim, debatedor da mostra.

Para assistir a todos os filmes, acesse HTTP://WWW.CIRCUITOTELAVERDE.BLOGSPOT.COM



INHOTIM
José André Verneck Monteiro
Analista de meio ambiente
Jardim Botânico
Rua B, 20
35460-000 | Brumadinho | MG | Brasil
+55 31 3571.6638 r. 141 | +55 31 9824 2579

Nenhum comentário:

Postar um comentário