quinta-feira, 9 de setembro de 2010

II CTV em São João Batista da Glória/MG


  

De 27  a 30 de julho, o circuito tela verde II aterrissou em São João Batista do Glória – Sudoeste de Minas Gerais. A Prefeitura Municipal, o Comtur, a Compac e o Instituto Cupinzeiro somaram forças e apresentaram um excelente evento, inédito na cidade.

Foram exibidos produções do circuito, além de importantes longas metragens sobre as questões emergenciais de nosso planeta e outros de carater social e ambiental, como o belíssimo Home e a bem humorada e inteligente animação Wall-e, que fez a criançada presente ficar de olho na tela!

O Festival ocorreu durante dois dias na própria câmara municipal e ganhou o ar livre da Praça da Matriz durante o terceiro e quarto dias. O público pôde assistir a apresentação de Capoeira do Professor Tadeu e seus grupos de jovens, adultos e os da melhor idade enquanto, na praça, eram expostas imagens da mostra fotográfica Olhares para o Cerrado, mostra que leva ao público a beleza e riqueza imaterial das Serras ao redor do Parque Nacional da Serra da Canastra.  Houve também o show da banda Tábua de Esmeralda, apresentando releituras inusitadas de Jorge Ben Jor, Tim Maia e Raul Seixas, o que deu ainda mais brilho a festa.

A produtora independente Kana filmes compareceu ao evento e engrossou o caldo trazendo seu documentário: Reflexos do rio, um panorama da relação entre o rio Tietê e as pessoas de São Paulo, ponto alto do festival, que despertou os participantes para os contrastes das diferentes realidades dos rios que os cercam, tanto nas pequenas cidades quanto nas metrópoles.

Em dabate ficaram as questões ambientais da região, o consumo consciente e a necessidade da valorização de novas formas de manejo da Terra, com respeito e amor ao próximo. A semente foi plantada!

Os produtores da 1° mostra audiovisual de São Jõao Batista do Glória disponibilizarão os videos da programação no colégio estadual e na biblioteca da cidade, para que os  professores, os alunos e os cidadãos Glorienses tenham maior acesso a essas indispensáveis informações e possam disseminar a educação ambiental e a cultura da paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário