quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Circuito Tela Verde no Inhotim

No dia 23 de agosto de 2010 o Instituto Inhotim realizou a II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde.
A sessão de cinema comentada foi realizada no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx e teve a participação de educadores, articuladores da Agenda 21, membros da Associação de Catadores do Vale do Paraopeba e dos participantes do Programa Jovens Agentes Ambientais Inhotim - estudantes da rede pública de Brumadinho.

DSC02761.JPG
Foto: Elton Rodrigues

Os filmes exibidos foram: Jardim Botânico, Saindo da lixeira – alma ambiental, e Jovens Lideranças Ambientais. Após a exibição dos filmes foi realizada uma conversa entre os expectadores, de modo a ampliar a percepção em relação aos temas socioambientais abordados.

Para Gustavo Ferraz, coordenador de educação ambiental do Inhotim, “a exibição do Circuito Tela Verde no Inhotim foi de extrema importância para o momento atual da instituição, agora também Jardim Botânico. As temáticas dos vídeos serviram para sensibilizar toda a equipe de educação ambiental, além de jovens do município, a re pensarem seu papel na sociedade e como a educação ambiental pode influenciar positivamente outras pessoas.

Comentários dos Integrantes do Programa Jovens Agentes Ambientais:

"Foi novidade pra mim conhecer a vida dos catadores. Fiquei muito emocionada, eles trabalham tanto... e o que as outras pessoas pensam deles, acabam sendo um pouco verdade, a gente cria um pré-conceito sem pensar naquilo que eles vivem, por trás do que a gente pode vê. A gente não pensa que é uma pessoa, parece que é uma coisa, um objeto que faz parte da cidade. Eu não sabia da existência da ASCAVAP e foi muito bom conhecê-los."
Simone Pereira de Souza 

"Foi legal conhecer a diferença dos Jardins Botânicos. Aqui no Inhotim tem muitos jardins, lá (Jardim Botânico de Brasília) tem muito cerrado. Em relação aos catadores é bom pra gente começar a refletir 'pra onde vai meu lixo'? As pessoas vivem no seu 'mundo da maravilhas' e acha que tudo é perfeito."
Katia Maria da Silva

" A gente produz lixo toda hora, pensando que quanto tem uma coisa velha em casa é só jogar no lixo  comprar uma nova e não é bem assim. Se a gente parasse pra pensar, produziriamos menos lixo."  
Cynthia Gonçalves Nascimento

"Teve uma frase do filme: Saindo da lixeira, que eu achei muito bacana -  'O que estou fazendo meio disso tudo? E o que é o meio?' O meio é a gente que define e o hábitos que a gente tem também define. Temos que preservar nosso meio ambiente e não poluir. A respeito do vídeo do cerrado, é muito interessante que a maior biodiversidade está nos microorganismos e insetos, a gente sempre no grande, nas árvores."
Iara Cristina Rodrigues dos Santos

"A gente não sabia o que fazer com aquele material que pode ser enviado para a reciclagem. As pessoas pensam que só porque eles (catadeores) trabalham com lixo, são lixo. Foi muito bom conhecer a vida dessas pessoas, que sobrevivem e compram o alimento com o trabalho que tem".
Mayara Sabrina Santos

"O trabalho deles tinha que ser mais valorizado. Imagina se eles não catassem o material, que acumulo ia ser. O preço do material é muito baixo e o trabalho é muito pesado. Alguns jovens tem vergonha de cuidar do nosso meio ambiente, num trabalho desse teria vergonha, nojo."
Cintya Oliveira Campos

" Não adianta a gente só juntar o lixo e colocar na sacola para a coleta, precisamos parar e pensar. É muito estranho a gente pensar que através do nosso lixo, outra pessoa 'ganha a vida'. Não estamos sabendo consumir."
Gleizielem Rodrigues dos Santos

"Tem gente que pensa que como os catadores coletam o material, o problema de separar também é deles. Estamos produzindo muito lixo."
Giselle M. Silva Reis
Comentários dos funcionários do Inhotim


 “Todos os filmes exibidos mexeram muito comigo e acredito que com muitos que assistiram. Mas os relatos dos catadores de papel que apareceram no filme Saindo da lixeira – alma ambiental, foram realmente emocionantes. Foram mostradas atividades relacionadas a redução e separação de resíduos, que falamos todo o tempo para alunos, professores e visitantes no Inhotim, mas que da forma como foram apresentadas, seguidas de depoimentos tão reais, tocaram muito minha consciência enquanto educadora. A sensação que tive foi de que se todos assistissem apenas um pedacinho do filme, já teríamos um grande retorno positivo em relação às questões ambientais, principalmente em relação ao desperdício e ao lixo. Foi simplesmente muito proveitoso.” 

Gabriela de Castro – Educadora Ambiental

“O Circuito Tela  Verde além de oportunizar aos participantes conhecerem um pouco mais sobre as questões e as dificuldades que envolvem o universo dos catadores, proporcionou um encontro muito rico entre os associados da ASCAVAP e demais participantes. O trabalho desenvolvido por esses, acontece bem pertinho da gente é trata-se de uma atividade que é fundamental para o bom funcionamento de qualquer cidade e precisa ser conhecida, apoiada e valorizada por todos”.  

Laura Neres - Educadora Ambiental.

Momentos como esse são de extrema importância na construção do conhecimento de todos, principalmente da equipe de educação ambiental! Eu me emocionei e fui sensibilizada pelo filme “Saindo da Lixeira” que trata de uma questão tão trabalhada por nós aqui no Inhotim. O Circuito Tela Verde nos faz refletir sobre os diferentes aspectos de um mesmo assunto”.

Sulamita Moreira – Educadora ambiental

“A conversa gerada depois da exibição dos filmes foi muito relevante. A participação dos membros da Associação de Catadores de Vale do Paraopeba nesta conversa foi essencial pois conhecemos mais a fundo o belíssimo trabalho que realizam e como este trabalho é capaz de despertar a comunidade de Brumadinho para a participação nos processos de gestão ambiental local”.

Lidiane Arantes / Monitora Ambiental.

O Circuito Tela Verde Inhotim proporcionou a todos, reflexões sobre meio ambiente, jardim botânico e o trabalho significativo dos catadores de papel. Para a Diretoria de Inclusão e Cidadania do Inhotim, o filme “Saindo da Lixeira” merece destaque pela sua exibição e as discussões propostas que vem complementar as ações de fortalecimento junto a ASCAVAP – Associação dos Catadores de Papel do Vale do Paraopeba. Acredito que foi um momento de aprendizagem e também de inclusão, pois, a oportunidade de subir ao palco do teatro e relatar o trabalho executado pela ASCAVAP no município, certamente será inesquecível para a senhora Valdete, os associados e todos os presentes. Obrigada mais uma vez pelo trabalho conjunto. 

Marcela Giovanna – Diretoria de Inclusão e Cidadania.

A mostra de vídeo deu bastante exemplos de que um catador pode ser feliz, e que principalmente pode transformar sua vida complicada em um lindo teatro. Além de trabalhar em prol de sua sobrevivência eles também contribuem para um planeta bem melhor, diminuindo os impactos ambientais que arrasam o planeta.
Everton dos Santos Silva - Diretoria de Inclusão e Cidadania
Gostei muito do projeto tela verde, é a primeira vez que participo. Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o meio ambiente,com a coleta seletiva e os demais projetos, tudo o que envolva Ambiente. Não tenho mais o que relatar, fico engrandecida por ter participado,e gostaria de participar de outros projetos que envolva meio ambiente. Atenciosamente, Jaqueline França - Representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município.     

“As questões propostas pelos filmes exibidos: conservação da biodiversidade, consumo sustentável e empreendedorismo foram tratadas por diversas óticas. O consumo consciente e a coleta seletiva são imprescindíveis para conservação da biodiversidade, embora não pareça haver muita relação entre as coisas!

José André Verneck Monteiro – Coordenador da sala verde Inhotim, debatedor da mostra.

Para assistir a todos os filmes, acesse HTTP://WWW.CIRCUITOTELAVERDE.BLOGSPOT.COM



INHOTIM
José André Verneck Monteiro
Analista de meio ambiente
Jardim Botânico
Rua B, 20
35460-000 | Brumadinho | MG | Brasil
+55 31 3571.6638 r. 141 | +55 31 9824 2579

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Irin Ajo-Idan e Cineforum no II CTV

 

Rua Direta de São Gonçalo do Retiro, 557, Cabula - Salvador, Bahia

Mais informações no blog: www.quintasinquietantes.gov.br
 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aconteceu, de 16 a 27 de Agosto de 2010, o II Circuito Tela Verde, no município de Bagé/RS

 
 Realizado pela Sala Verde Conscientizar, o evento contou com a parceria da Secretaria de meio Ambiente e Casa de Cultura Pedro Wayne. 
 
A exibição ocorreu na Casa de Cutura Pedro Wayne. Cerca de 200 alunos das escolas estaduais e municipais assistiram e participaram de debates sobre a questão ambiental. Palestraram no evento técnicos do Departamento de Água e Esgotos de Bagé e Secretaria de Meio Ambiente.





Por: Vanessa Souza - Bióloga DAEB -Coordenadora Sala Verde Conscientizar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Greenpeace declara guerra ao Facebook

O Greenpeace não é contra o crescimento do Facebook. Mas queremos ter certeza de que não sofreremos pelas más escolhas da empresa.
Foi o que disse a ONG em relação a atual campanha que move contra a fonte não renovável de energia que vem sendo utilizada pela maior rede social do mundo. Abordando diretamente no video o nome do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a expectativa está em cima da resposta dele à critica feita pelo Greenpeace. 
O video produzido reinventa a história de Mark e tem a intenção de chamar os internautas a colaborar em favor da pressão sob o CEO, de modo que este mude de ideia e comece a fazer uso de um método mais ecologicamente correto de produção de energia em sua empresa. Irônicamente, o Greenpeace utilizou seu perfil na própria rede do Facebook para declarar a seguinte opinião sobre Mark:
Seu perfil no Facebook não mostra o status de relacionamento, mas, se o fizesse, poderia dizer "em relacionamento com o carvão"
E é também na própria página do facebook do Greenpeace que as pessoas podem colaborar mandando uma mensagem em prol do meio ambiente diretamente para o perfil do CEO da rede.

De acordo com a ONG Ambientalista, "quando usamos o Facebook aqui, usamos também o carvão americano que alimenta os servidores da rede." Critico, não? Ainda segundo o Greenpeace, o enorme crescimento da rede exigiu de Mark a construção de mais um centro de dados que seria mais uma vez abastecido pelo carvão, o negócio piorou ainda mais quando em seguida decidiu dobrar o tamanho da instalação, o que conseqüentemente duplicaria a quantidade de carvão a ser utilizado .
Indignados e movidos pelo ideal ambientalista, algo que diga-se de passagem até mesmo quem não curte a ONG deveria ter em consciência, o Greanpeace começou então esta campanha e quanto à resposta de Mark Zuckerberg afirmou:
Em carta enviada a Mark Zuckerberg há 16 dias, o diretor executivo do Greenpeace, Kumi Naidoo, manifestou a sua preocupação. Infelizmente, a resposta indica que Mark tem medo de se comprometer.
Bom, o fato é que a campanha já está começando a rodar na boca do povo, especialmente nas sociais, afinal como muitos de nós sabemos o carvão é de fato uma das formas de produção de energia que mais emite os "maledetos" gases de efeito estufa. 


Greenpeace x Facebook, de que lado você fica? 
Veja o video que reinventa a história de Mark.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ATENÇÃO - Envio de Relatórios e Certificados de Participação



Recebemos até o momento
49 Relatórios dos 1100 inscritos.
Já estamos enviando os
Certificados de Participação
para estas Instituições. 

Se você já enviou o relatório, 
aguarde o Certificado por e-mail.

"Lembrem-se"
Quem não enviar o relatório ficará sem Certificado de Participação

Dúvidas
61 20281188
61 20281288
ricardo.ferrao@mma.gov.br
juliana.missiaggia@mma.gov.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Felipy, gibi e meio ambiente

 
Felipy Camargo Garcia é aluno da 4ª série, da Escola Estadual General Osório, na turma da professora Rosângela Quadros.

Quando tinha nove anos, em 2009, começou a desenhar gibis, pois tem como ídolo Maurício de Sousa. Ele gosta muito de ler gibis e de desenhar, como é comum nas crianças desta idade.

Contudo, este ano, os gibis passaram a ter o tema do meio ambiente. Este interesse despertou a partir de palestras sobre o assunto, instruções dadas pela família sobre a importância de preservar a natureza, projetos feitos na escola e lançados na semana do meio ambiente e, discussões em sala de aula sobre a importância de cuidarmos a água, o solo e o ar se quisermos viver.

Ainda neste mês, agosto, tivemos a 2ª Amostra Circuito Tela Verde com a exibição de vídeos ambientais e juntamente com debates no final de cada exibição, Projeto este orientado pelas estagiárias da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana, da Prefeitura Municipal de Osório, Cássia (estudante em Tecnólogo em Gestão Ambiental) e Daniele (estudante de Biologia), onde foi dada oportunidade aos alunos de fazerem comentários e perguntas ao final da explanação, foi quando o Felipy disse que fazia gibis e que tinha alguns sobre o meio ambiente, este comentário não passou despercebida às palestrantes, que resolveram levar a idéia a sua chefia imediata, ou seja, Srª Leda Famer - Secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana que apoiou a iniciativa.

A turma 43, ficou orgulhosa de ter um representante, que além de desenhar, criar personagens e histórias, ainda sabe da importância de preservar o meio ambiente. Sabemos que toda iniciativa é válida, mas esta atinge aos pequenos, que além de ler um gibi feito por uma criança como eles, ainda pode pensar e levar mais a serio os cuidados com a natureza. A Prefeitura de Osório está de parabéns por estar sempre “ligada”, ou deveríamos dizer “plugada”, em tudo?
  





Ambiente Franco realizará o II CTV em Barreiras/BA

II CTV em São João Batista da Glória/MG


  

De 27  a 30 de julho, o circuito tela verde II aterrissou em São João Batista do Glória – Sudoeste de Minas Gerais. A Prefeitura Municipal, o Comtur, a Compac e o Instituto Cupinzeiro somaram forças e apresentaram um excelente evento, inédito na cidade.

Foram exibidos produções do circuito, além de importantes longas metragens sobre as questões emergenciais de nosso planeta e outros de carater social e ambiental, como o belíssimo Home e a bem humorada e inteligente animação Wall-e, que fez a criançada presente ficar de olho na tela!

O Festival ocorreu durante dois dias na própria câmara municipal e ganhou o ar livre da Praça da Matriz durante o terceiro e quarto dias. O público pôde assistir a apresentação de Capoeira do Professor Tadeu e seus grupos de jovens, adultos e os da melhor idade enquanto, na praça, eram expostas imagens da mostra fotográfica Olhares para o Cerrado, mostra que leva ao público a beleza e riqueza imaterial das Serras ao redor do Parque Nacional da Serra da Canastra.  Houve também o show da banda Tábua de Esmeralda, apresentando releituras inusitadas de Jorge Ben Jor, Tim Maia e Raul Seixas, o que deu ainda mais brilho a festa.

A produtora independente Kana filmes compareceu ao evento e engrossou o caldo trazendo seu documentário: Reflexos do rio, um panorama da relação entre o rio Tietê e as pessoas de São Paulo, ponto alto do festival, que despertou os participantes para os contrastes das diferentes realidades dos rios que os cercam, tanto nas pequenas cidades quanto nas metrópoles.

Em dabate ficaram as questões ambientais da região, o consumo consciente e a necessidade da valorização de novas formas de manejo da Terra, com respeito e amor ao próximo. A semente foi plantada!

Os produtores da 1° mostra audiovisual de São Jõao Batista do Glória disponibilizarão os videos da programação no colégio estadual e na biblioteca da cidade, para que os  professores, os alunos e os cidadãos Glorienses tenham maior acesso a essas indispensáveis informações e possam disseminar a educação ambiental e a cultura da paz.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PUC Minas em Arcos dá continuidade ao Circuito Tela Verde

 
A PUC Minas em Arcos deu continuidade a mostra do Circuito Tela Verde no dia 01 de setembro na Escola Estadual José Geraldo de Melo, no distrito da Ilha, município de Arcos.

  
Alunos do ensino médio e fundamental participaram da mostra dos filmes. Além das exibições, os alunos participaram de debates sobre questões relacionadas às condições do ambiente da cidade de Arcos e região e receberam orientações para propostas de vídeos que podem ser produzidos pelos próprios alunos, com o intuito de estimular o envolvimento da comunidade em prol da educação ambiental.

Assessoria de Comunicação
PUC Minas em Arcos