quarta-feira, 29 de julho de 2009

CTV na Fundação Planeta Terra

Fundação Planeta Terra realiza o Tela Verde na sede da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itapeva.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Circuito Tela Verde no município de Bagé

Foi intensa a programação do Circuito Tela Verde - Mostra de Cinema Socioambiental, composta por vídeos enviados à Sala Verde Conscientizar, em parceria com a Casa de Cultura Ernesto Wayne, pelos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura.

As exibições foram realizadas na Universidade da Região da Campanha, Universidade Federal do Pampa e na Casa de Cultura Ernesto Wayne, no Centro de Educação Ambiental - Sala Verde Conscientizar.

O
s curtas metragens resultaram em debates, conscientização e palestras com a temática ambiental.

Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho/Estrela-RS

Queremos também divulgar que o Circuito Tela Verde foi um sucesso em nosso município. Adultos, jovens e crianças participaram da Mostra que se encerra essa semana aqui em Estrela.
Foram mais de 250 pessoas atendidas em nossa Sala Verde e participantes do Tela Verde.

Após cada exibição os participantes receberam pipoca e também realizamos um debate, conforme orientações.

Enfim, a programação agradou a todos e promoveu momentos significativos voltados para a Ed. Ambiental.

Parabenizo a todas as Salas Verdes e demais entidades que, assim como nós, organizaram e promoveram esses valiosos momentos.
Também comemoro a iniciativa do MMA em organizar e enviar a todo o país este precioso material. Desejo que possamos dar continuidade a essa idéia tão bacana!

Saudações ecológicas...

Camila Hasan
Ed. Ambiental
Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho
Estrela - RS

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Circuito Tela Verde em Itapeva

Reportagem do jornal Gazeta Notícias Regional no dia 23 de julho de 2009:

Circuito Tela Verde em Ibicaraí

A ABCFA - Associação Beneficente da comunidade de Floresta Azul, em parceria com o Guedes Educandario, realiza na cidade de Ibicarai - BA, a primeira mostra do Circuito tela Verde. O evento foi um sucesso e cerca de quatrocentos alunos assistiram a mostra.
Seguem algumas fotos:

Circuito Tela Verde em Miracema

Miracema está participando do Circuito Tela Verde, mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, que firmou convênio com o Ministério do Meio Ambiente e trouxe a 1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, com uma temática socioambiental, o circuito tem como objetivo estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual e contribuir na formação continuada dos cidadãos miracemenses, através da exibição de filmes de curta metragem com experiências de projetos de educação ambiental e de debate sobre os temas relatados. A iniciativa tem entrada gratuita, é aberta à comunidade, tem como público alvo cidadãos de 7 a 90 anos e está trabalhando de forma itinerante, indo aonde o público está.

Para que a proposta alcançasse os objetivos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário propôs uma parceria com a ONG AMINATUR, parceria esta, que é muito importante para a melhora da qualidade de vida da nossa população, trabalhando juntos pela sensibilização da população em relação as questões socioambientais, é o poder público de mãos dadas com a sociedade civil organizada por um futuro melhor. Maiores informações sobre o Circuito Tela Verde acesse http://circuitotelaverde.blogspot.com/ ou procure a Secretaria Mun. pelo telefone (22) 38522076.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Emerson Pereira, abrindo oficialmente a 1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente em Miracema, para as crianças do PETI, na sala de Educação Ambiental do Parque Ecológico

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CTV em Passo Fundo/RS

O projeto Circuito Tela Verde parte para a sua quinta exibição em Passo Fundo nessa quarta feira, dia 22 de julho. A exibição será no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF), com início às 16h. A realização acontece por meio da Sala Verde Itinerante, parceria do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da UPF, 3º Batalhão Ambiental, Corsan e Defap/SEMA, e a Sala Verde Estação Ecológica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Aqui está a matérias que saiu no jornal "O Nacional", no dia 23 de junho:





A Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes, com temática socioambiental, tem como objetivo estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual e contribuir na formação continuada de pessoas, através da exibição de filmes de experiências de projetos de educação ambiental e de debate sobre os temas relatados. A iniciativa tem entrada gratuita, é aberta à comunidade, e aos acadêmicos participantes tem equivalência a horas de atividades complementares.

Próximas exibições
22/07 - 5ª Exibição - Além do que se Vê, Procura-se, Quem foi que disse que o Mar não tem Peixe, Lembra-te do Dia de Sábado, Maragado, Tabuaçu (79'26'')
Abaeté Estudos Socioambientais

29/07 - 6ª Exibição - Na Trilha dos Rios (Rios Uruguai, das Antas, Ibicuí, Laguna dos Patos, Jacuí) (76'24'')
RBS TV e Estação Elétrica.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Assista ao vídeo do Circuito Tela Verde realizado pela Fundação Planeta Terra acessando aqui: View SkinFlix

CTV no Museu do Santuário Ecológico de Pipa em Tibau do Sul/RN

Começou no dia 8 de julho as projeções da 1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde no Município de Tibau do Sul (RN).

A partir desta data as sessões continuam diariamente no Museu do Santuário Ecológico de Pipa recebendo grupos de alunos do 5º e 6º grau das escolas do município que aderiram à iniciativa. No Santuário Ecológico,depois de percorrer uma das inúmeras trilhas imersas na Mata Atlântica preservada, os estudantes e os professores assistem os filmes e participam ativamente dos debates. A identificação com as realidades e os conflitos das outras comunidades é grande, despertando e facilitando as discussões.

A Mostra está recebendo apoio do TAMAR, IBAMA, ICMBIO, Prefeitura do Município e outras organizações comunitárias locais.

Segue a programação das exibições nas praças dos diversos distritos do Município até o final de Julho.

11/07 – Praça de Sibauma – já realizada

18/07 – Praça da Praia da Pipa - já realizada

22/07 –Escola Estadual de Tibau do Sul

23/07 Escola Estadual de Bela Vista

25/07 – Praça da Praia da Pipa

26/07 – Praça de Piau

Seguem as fotos das exibições em Sibauma e no Santuário Ecológico:

CTV no Santuário Ecológico de Pipa

Exibição da mostra no Museu em Pipa

Debate durante o CTV em Sibauma

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O CTV em Itapeva, Taquarivai e Nova Campina

Foi intensa a programação do Circuito Tela Verde mostra de Cinema Socioambiental composta por vídeos enviados a Fundação Planeta Terra pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, as exibições foram realizadas nas cidades de Itapeva, Taquarivai e Nova Campina. As curtas metragens resultaram em debates, conscientização e no fortalecimento e/ou criação de redes temáticas. Na plenária final, realizada no Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho “Sala Verde”, foi anunciado que pode ser realizado nesta região curtas com o mesmo intuito, só dependendo de conquistar parceiros para realização dos filmes, bem como Unidades de Ensino que se prontifique a organizar juntos aos estudantes grupos que se interessem pela causa.

Os alunos do Curso de Meio Ambiente do Centro Técnico Paula Souza de Taquarivai/SP, participaram ativamente do debate logo após terem assistidas as curtas metragens. Os estudantes e professores reafirmaram os princípios do desenvolvimento sustentável, onde deve ser priorizada a economia sustentável com responsabilidade ambiental e responsabilidade social.

A E.M. Alta Rolim localizada no bairro Santa Maria onde se encontra o aterro sanitário assistiram os filmes com bastante interesse, pois algumas daquelas cenas retratam muito bem o vivido pela comunidade. A apropriação indevida e de maneira desmedida dos recursos naturais, a não observação do social, fez com que muitas empresas tivessem sua imagem abalada.

Na E.M. João Claro de Oliveira, bairro das Formigas, no município de Taquarivai, A plenária final apontou as necessidades do fortalecimento de estruturas populares de comunicação socioambiental e o estímulo à troca de experiências em gestão do meio ambiente no âmbito dos segmentos empresarial e governamental.

Na E.M. Mauro Albano localizado na cidade de Itapeva, uma das questões apontadas foi à criação de uma rede de projetos e ações que articulem educação ambiental, para que a cidade em fase de desenvolvimento não perca de vista as questões socioambientais.

O Sindicato Patronal Rural de Região de Itapeva enviou ao CEA APF “Sala Verde”, alunos que participam do projeto menor aprendiz, no debate relataram que a falta de consciência ambiental é um dos pontos fracos de qualquer grande empreendimento, pois a sociedade está valorizando cada vez mais as empresas socialmente responsáveis e que preservam a natureza. Os filmes mostram a realidade por detrás do desenvolvimento não sustentável, empresas que querem subir a qualquer custo sem se preocupar com a lealdade, com o próximo, nem com o meio em que vivem.

No plenário municipal da Nova Campina, foram levados ao publico curtas metragens que se identificavam com a realidade da cidade. Conforme Alunos do Grupo de dança e moradores, “o evento foi produtivo, pois o exposto aqui e articulações nas lutas ambientais são todas em comum com a nossa realidade”.

O Colégio do SESI, estabelecido na cidade de Itapeva, já participa ativamente de trabalho referente à pesquisa em relação ao meio ambiente. O ponto debatido foi à importância de se estabelecer nos projetos de desenvolvimento o rigor metodológico, porém não se perdendo de vista as questões socioambientais.

Na COAMARI a exibição dos filmes foi realizada na sede da Cooperativa e aberta a todos os catadores de recicláveis de Itapeva, onde foi ressaltada a importância dos mesmos na questão ecológica e de cidadania para a sociedade. A partir da exibição dos filmes fez-se um debate. E, com ele, as ferramentas para despertar consciências, educar, difundir cultura e incluir socialmente os catadores de recicláveis. O diretor da Cooperativa Sr. Cristiano aproveitou o momento para expor as dificuldades encontradas no inicio. “Com a Cooperativa, se conseguiu que muitas famílias buscassem uma fonte permanente de auto-estima, e um prazer redescoberto de se sentir útil e ativo. E, mais que isso, reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora”.

Dentro do Circuito Tela Verde, foram exibidos 30 curtas metragens, nove palestras. O evento contou com apresentações e debates com especialistas e voluntários de Itapeva e Região na área de meio ambiente. A mostra teve como principal meta divulgar, junto aos professores, alunos e interessados, as vantagens e desvantagens de se ter desenvolvimento não sustentável. Foram exibidos filmes com o objetivo de propiciar debates e reflexões sobre as cidades que obtiveram seus pseudo-s desenvolvimento, deixando para traz, sua história, seu espaço social, seus costumes, sua cultura suas línguas e religiões, tendo em vista refletir sobre a finalidade e a qualidade de vida dos nativos daquelas localidades.

“Conseguimos dar passos importantes. Principalmente quando um evento deste porte consolida o tema meio ambiente. Resta-nos agora continuar o movimento de ações ambientais e pautarmos a questão da Educação Ambiental com mais intensidade em Itapeva e Região.” Disse Paulo Saponga coordenador do projeto na região.
Assista ao vídeo Circuito Tela Verde realizado pela Fundação Planeta Terra, no Centro Paula Souza Curso Técnico de Meio Ambiente, em Taquarivai/SP.

Para assistir ao vídeo clique aqui: View SkinFlix

Fotos do Circuito Tela Verde em Taquarivai/SP

Fotos do Circuito Tela Verde em Itapeva/SP

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Circuito Tela Verde nas escolas de Gravataí-RS

Está acontecendo nas escolas de Gravataí a 1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde.

Iniciou na cidade no dia 05 de junho de 2009 com sessões para o público em geral no Auditório do Centro Administrativo Leste, contando com a presença dos debatedores convidados, geólogo Sérgio Cardoso, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento - COREDE Delta do Jacuí, e o geólogo Maurício Colombo, presidente do Comitê da Bacia do Rio Gravataí. Ocorreram sessões também nos dias 08 e 10 de junho. Estiveram presentes secretários de governo, assessores, funcionários e público em geral.

Agora o Circuito Tela Verde está em movimento, de forma itinerante, levando o cinema às escolas para alunos e professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e para alunos do ensino médio.

Para a Secretária Municipal de Educação Ursula Jaeger, “é importantíssimo que disponibilizemos elementos que vão além do livro didático como recurso pedagógico, utilizando a linguagem audiovisual, principalmente com a temática socioambiental como provocadora de um debate atual e necessário sobre a maneira como vivemos, tanto com os alunos, crianças e adolescentes, como com os adultos”.

O Circuito Tela Verde também esteve presente na Formação Continuada da SMED para supervisores e orientadores escolares da rede municipal de ensino, no dia 07 de julho, nos turnos da manhã, tarde e noite, e contou com a presença de lideranças do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, Alexandre Gaúcho, Alex e Luciano, apresentando a cadeia produtiva dos resíduos recicláveis.

As escolas interessadas em realizar a Mostra de Vídeos – Circuito Tela Verde devem se agendar através de contato com a Secretaria Municipal de Educação – SMED, telefones 4001-3345 / 3346, falar com Patrícia, Vanessa, Christine ou Eduardo. A Mostra está disponibilizada para escolas de todas as redes, sejam municipais, estaduais ou particulares.

CTV no Centro Administrativo Leste – Gravataí/RS

CTV em E.M.E.F Vânius Abílio Santos - Gravataí/RS

CTV em E.M.E.F. Santa Cecília - Gravataí/RS

terça-feira, 14 de julho de 2009

3ª Exibição do Circuito Tela Verde em Ilhabela-SP

Será exibida a mostra de cinema ambiental "Circuito Tela Verde" na Ilha de Vitória (Ilhabela-SP), no dia 15/7/2009 às 19h30.
Local: Escola Municipal.

Por ocasião do Projeto de Educação Ambiental nas comunidades tradicionais da ONG Elementos da Natureza, no Projeto Bela Ilha, irá ocorrer uma discussão com os moradores sobre seus pontos de vista a respeito de realidades semelhantes vividas, enquanto "povos do mar..."

Inauguração da Sala Verde do CEA Cachoeirinha

Boa Tarde

Gostariamos de comunicar que dia 14.07.2009 as 9h30min será inaugurada a Sala Verde do CEA Cachoeirinha, localizado no Parque Municipal Dr. Tancredo Neves, com a abertura do Circuito Tela Verde com a apresentação do Filme "Rio ... para não chorar".

CIRCUITO TELA VERDE - Caçapava do Sul - RS

Foi apresentado no dia 18 de maio, na Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC), o Circuito Tela Verde. A Secretária de Município da Educação e Cultura, Fátima Jovane de Melo Reck e a coordenadora atual da Sala Verde – Verde do Pampa, a pedagoga Joselaine Teixeira recepcionaram representantes do Executivo Municipal, vereadores e representantes de todos os segmentos da sociedade. Durante o lançamento foram exibidos dois curtas metragem: “Rio...para não chorar” e “O Retrato”, sendo após realizado um debate com os convidados, intermediado pela Profª Eva Isabel da área de Ciências e Matemática, que defende a interdisciplinaridade nas questões ambientais.

A partir do dia 19 de maio, iniciou as apresentações dos vídeos nas Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e Centros de Convivência. Cada dia, em um dos espaços, foi exibido por turmas e ou pequenos grupos, para facilitar o debate, a assimilação dos conteúdos e a avaliação por parte da equipe organizadora.

As exibições continuaram durante a Semana do Meio Ambiente e se estenderam até o dia 17 de junho, até o momento, 500 crianças e adolescentes já assistiram aos vídeos. No dia 18 de junho, o CTV esteve presente na I Semana Acadêmica do Curso de Geofísica da Universidade do Pampa, onde os acadêmicos debateram diversos temas e vislumbraram projetos de pesquisa e extensão, pois durante o debate foi esclarecido diversos problemas ambientais que ocorrem no município pelo colaborador José Pacífico Vargas – Arquiteto urbanista, da Secretaria de Município da Coordenação e Planejamento.

A exibição dos vídeos permanece ocorrendo de acordo com agendamento prévio, e selecionados de acordo com os temas que estão sendo trabalhados em sala de aula, idade e realidade de cada grupo. A partir de julho está sendo agendado a URCAMP (Universidade da Região da Campanha), Ensino Médio, Magistério e nos Cursos de Formação Continuada para Professores.

Os filmes estão à disposição dos professores na SMEC, para que os mesmos possam utilizar em suas disciplinas.




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lançado o Coleciona 7

O COLECIONA: fichário d@ EducadorAmbiental é o periódico eletrônico bimestral do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, que traz ações e experiências de educadores que vivem a EA diretamente com as comunidades.


Lançado em 2008, hoje circula seu 7° volume.
Conheça o Coleciona visitando o sitio do MMA (http://www.mma.gov.br/ea) ou o Blog Coleciona-EA (http://coleciona-ea.blogspot.com)


Baixar arquivo com alta qualidade (1,47Mb):
http://sites.google.com/site/suportedaea/Home/Coleciona_vol-7.pdf?attredirects=0

Baixar arquivo com baixa qualidade (341Kb):
http://sites.google.com/site/suportedaea/Home/Coleciona_vol-7--.pdf?attredirects=0

Contato:

educambiental@mma.gov.br


Departamento de Educação Ambiental
Ministério do Meio Ambiente
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 553
Brasília - DF - Brasil
CEP 70.068-900
Tel (61) 3317-1207
Fax (61) 3317-1757

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Atenção espaços exibidores

Recordamos a todos os espaços exibidores sobre a importância de realizar a avaliação do Circuito Tela Verde, por meio do questionário disponibilizado neste blog, e enviá-la assim que a Mostra for encerrada.

Excelente Mostra a todos!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Ubarana/SP

1ª MOSTRA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE “CIRCUITO TELA VERDE”

A Coordenadoria de Meio Ambiente, Educação e Comunicação de Ubarana e “Sala Verde Aroeira” da ONG ACEPEUB-Associação e Centro de Estudos e Pesquisas Ecológicas de Ubarana está organizando a 1ª Mostra de Produção Audiovisual Independente “CIRCUITO TELA VERDE”, em parceria com a Ministério da Cultura e Ministério do Meio Ambiente.

  • Dia: 14 de julho de 2009
  • Local: Câmara Municipal de Ubarana a partir da 08:30 .

A agenda de exibições conta com trinta vídeos de curta metragem, com temática socioambiental e visa estimular atividades em Educação Ambiental. Após a exibição será promovido o debate.

marinesiadecandio@hotmail.com
ambiente@ubarana.sp.gov.br
acepeubecologia@hotmail.com

(17) 3807-8700 ramal 8725
(17) 9709-2129

Circuito tela verde mobiliza estudantes e ambientalistas no Galpão Cultural* em Assis/SP


Aconteceu entre os dias 17 e 20 de junho, na cidade de Assis-SP a 1° Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente com temática Socioambiental , o Circuito Tela Verde. A 1° mostra foi realizada pelo coletivo do Galpão Cultural* e a Ong CIRCUS (Circuito de Interação de Redes Sociais) em parceria com os cursos técnicos de meio ambiente e de gestão ambiental da ETEC Pedro d’ Arcádia Neto. A mostra mobilizou estudantes, professores, ambientalistas, membros das organizações parceiras do Galpão Cultural e da comunidade sendo o público majoritário composto pelos estudantes da ETEC. A partir das reflexões disparadas pelos documentários ambientais foram discutidas inúmeras questões como: Políticas Públicas ambientais e urbanas, Plano Diretor Municipal, Políticas Públicas Locais e a Educomunicação como ferramenta pedagógica e política.





*O Projeto Galpão Cultural é a consolidação de uma ação em rede de cinco organizações da sociedade civil: Circuito de Interação de Redes Sociais (CIRCUS), Instituto do Negro de Assis – Zimbauê, Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Assis(Pirassis), Trupe Retalhos, coletivo de artistas circenses amadores, e Casa do Ator, coletivo de artistas amadores. O objetivo geral do projeto é: desenvolver um espaço de educação e cultura aberto ao público da cidade e, que promova atividades e ações de cultura e educação voltadas para a comunidade local.


Pedro Ivo - circus.pedro@gmail.com
Assis-SP

ATENÇÃO - ATENÇÃO - ATENÇÃO

Solicitamos que o envio do material para divulgação dos eventos ou qualquer outra informação seja feito para o email: educambiental@mma.gov.br com o assunto CTV-DIVULGAÇÃO.

quarta-feira, 1 de julho de 2009