quinta-feira, 19 de agosto de 2010

2º Circuito Tela Verde no Cineclube Coletivo Arte

 
O Cineclube Coletivo Arte apresenta,
na próxima 5ª feira, dia 26 de agosto, as 20hs, documentários da
2ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - CIRCUITO TELA VERDE

Organizado em conjunto pelas Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, por meio do Departamento de Educação Ambiental do MMA, e Secretaria do Audiovisual Do Ministério da Cultura, com participação do Programa Cine Mais Cultura, o Circuito Tela Verde é uma das ações de educomunicação do DEA/SAIC/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental.

Serão exibidos no dia 26 de agosto dois documentários que fazem parte da Mostra:

Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento – 34’ – No foco do filme está a contraditória realidade das Baías de Sepetiba e da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O “progresso” tem colocado em risco cenários onde a natureza cultivou a beleza e o vigor das mais diversas formas de vida. A expan- são de grandes projetos privados tem colocado em risco di- reitos essenciais das populações. “Da margem ao centro – o outro lado do desenvolvimento” mostra de forma sensível a sabedoria e a simpatia de pessoas que resistem à poluição atmosférica, à contaminação das águas, ao extermínio da mata atlântica, dos manguezais e da fauna marinha. O filme denuncia, emociona e encanta ao provar que existe outro modelo de desenvolvimento possível.

Saberes Caiçaras: a reinvenção da cultura caiçara no município de Cananéia – 33' 17" – Produzido por jovens caiçaras do muincípio de Cananéia-SP, evidencia importantes aspectos da cultura caiçara com um olhar crítico e motivador. Faz um registro do diálogo entre gerações que contam como as mudanças socioambientais, culturais e econômicas afetaram e afetam os modos de vida dessa população tradicional, além de mostrar as adaptações que as comunidades desenvolveram para manter vivo e presente os saberes e fazeres caiçaras.
Após a exibição haverá pate-papo com o público presente.

SERVIÇO

2º Circuito Tela Verde no Cineclube Coletivo ArteDia - 26 de agosto
Horário - 20hs
Local - Sala Coletivo Arte
Endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba

(salas de aula interessadas fazer agendamento prévio)

Informações e reservas – 9178.8452 - Patrícia

Apoio Dravos Estúdio e Comunicação, Ubatuba em Revista, Supermercado Paulista, Renato Nunes Arquitetura e Urbanismo.

Parceiros Ministério da Cultura, Programadora Brasil, Sociedade Amigos da Cinemateca, Cine + Cultura, OSC Celebreiros e Summer Vídeo Locadora.

Realização – Coletivo Arte de Criação, Formação e Produção Cultural.

____________________________________
Patrícia Cabral
Produtora Cultural - Coletivo Arte
(12) 9178.8452
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário