quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cineclube UFGD abre Circuito Tela Verde na Escola Daniel Berg

 

Agosto será o mês dos filmes sobre meio ambiente no Cineclube UFGD. Essa programação especial faz parte da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, realizada em aproximadamente 370 cidades pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura.

Na última sexta-feira (6), a Escola Estadual Pastor Daniel Berg promoveu a 2º Feira do Meio Ambiente e durante a noite o Cineclube UFGD levou o Tela Verde e articulou a participação do professor doutor Jairo Gaona, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA/UFGD). O professor problematizou a questão da água com os alunos por meio dos filmes Caminho das Águas e Elo das Águas.


Primeiramente chamou a atenção para o uso doméstico. “Como em MS achamos que a água é abundante, não cuidamos dela, a não ser para que a conta não chegue tão cara. A água vem pela torneira e deveria ser usada para beber e tomar banho, já que esse recurso é coletado, tratado e depois distribuído para as residências, mas acaba sendo usado para lavar o chão, a calçada, os veículos e a população termina usando água demais”, disse Jairo Gaona.

Ele também destacou a importância da água para o corpo humano, formado em 70% a 80% por água, e para a economia, pelo uso na pecuária, piscicultura, agricultura e agroindústrias, como as usinas de cana, e demais setores como turismo, energia (hidrelétricas) e transporte (hidrovias).

Para finalizar, deixou uma mensagem de alerta. “Somos cidadãos com direitos e deveres sociais, políticos e econômicos. Por isso é importante fiscalizar os políticos para que eles cuidem da economia e assim do meio ambiente. Não justifica mais acabar com as florestas. Hoje a produtividade pode ser maior em áreas menores. Não temos que pensar que isso é para as próximas gerações. Isso é para nós mesmos. Quanto maior a contaminação, por exemplo, mais caro será a captação e o tratamento dessa água. Temos que ter cuidado com as nossas necessidades, se não cuidarmos da água, seremos suicidas”, afirmou.


O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências em educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes deverão estimular o debate nas comunidades, contribuindo para a reflexão, e trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública. A realização é do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

O Cineclube UFGD se inscreveu e foi aprovado para promover o Circuito Tela Verde em Dourados. As sessões serão realizadas às segundas-feiras, às 14h, para as escolas e demais interessados; às quartas-feiras, às 12h, no auditório de Biotecnologia, para quem está na Cidade Universitária; e às 17h, aos sábados, para a comunidade em geral, no cine-auditório da Unidade 1, na Rua João Rosa Góes, Vila Progresso.

Mais informações

Sobre o Cineclube UFGD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário