terça-feira, 23 de junho de 2009

1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde em Belo Horizonte

A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMAMA) divulga uma programação especial para os admiradores de curta metragens com a apresentação da 1ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde. Serão feitas exibições e debates de 30 vídeos sobre temas socioambientais.

As amostras acontecem nos dias 22, 23, 25 e 26 de junho, das 14h às 17h, no Centro de Extensão em Educação Ambiental, localizado na avenida Afonso Pena, 4000, 7º andar, bairro Cruzeiro. A programação também faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A parceria é do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Cultura.

Veja a programação e sinopses dos vídeos:

Dia 23/06 - 3ª feira
Horário: das 14h às 17h

- Maré Baixa (9’14”)
Qual o limite da exploração do homem sobre o planeta? A ganância, a especulação imobiliária cega, que não leva em conta o equilíbrio ambiental, esta progressivamente destruindo a maior fonte de riqueza da região: a Lagoa de Araruama. Os pescadores de camarão e tainha precisam procurar outros meios de sobrevivência agora que estas espécies estão desaparecendo. (São Pedro da Aldeia, RJ)

- Coisas Impossíveis (10’35”)
O filme pesquisa a invasão das áreas de preservação ambiental em Arraial do Cabo. O duelo entre os direitos de preservação e moradia é o que esta em jogo com ou sem juízo final. O que esta acontecendo com a APA da Massambaba e as belíssimas paragens da Praia do Forno? (Arraial do Cabo, RJ)

- Outras Praias (8’45”)
Turistas são atraídos pelas incríveis praias de Arraial do Cabo e movimentam o balneário em épocas de alta temporada. No entanto o que acontece quando eles vão embora? O que existe na cidade além das praias? (Arraial do Cabo, RJ)

- Retrato (5’21”)
Sem precisar de palavras o filme mostra a vida simples de um rapaz que participa do projeto “Guardião Ecológico” e limpa a sujeira deixada na areia da Prainha, em Arraial do Cabo. (Arraial do Cabo, RJ)

- Antes Que a Casa Caia (13’37”)
Pedras que rolam, pedras que voam, poeira, explosões, assustadoras rachaduras. Já imaginou morar perto de uma pedreira? (Araruama, RJ)

- Rio... Para Não Chorar (11’03”)
Em rios. Hoje “valões”. Sonhos de vida que terminaram por causa do mau cheiro, doenças e alagamentos. O homem age, a natureza reage, traz de volta a sujeira que queremos esquecer. O filme mostra as transformações que o homem faz na natureza acabam alterando sua própria vida. (Araruama, RJ)

- Roda Viva (13’16”)
Há poucos anos atrás, a Lagoa de Araruama era “viva” e importante geradora de riquezas. Contudo, a poluição, a construção civil desordenada e as ações irresponsáveis do homem fizeram a bela água escurecer, afastaram os peixes e os turistas, e transformaram as salinas em grandes condomínios. Ainda existe esperança? (Araruama, RJ)


23/06/09

Onde será o evento
Centro de Extensão em Educação Ambiental - Av. Afonso Pena, 4000, 7º andar, bairro Cruzeiro

Estação do metrô
Não há

Segmentos
- Audio visual

Fonte: Guia Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário