quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Pastelaço" vai abrir programação da Semana do Meio Ambiente em Maringá

Assessoria de Comunicação - Carlos Pedroso

Um “pastelaço” marcado para as 9 horas da manhã desta quarta-feira, dia 3, no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio – ao lado do Paço Municipal – vai abrir a programação de atividades da Semana do Meio Ambiente em Maringá.
O “pastelaço”, a ser desenvolvido até as 17 horas, vai marcar o lançamento da Campanha de Recolhimento de Óleo de Fritura para reciclagem e reaproveitamento do material como biocombustível ou na fabricação de sabão, detergente, massa para fixar vidros, adubos, fertilizantes e outros produtos. O evento terá o apoio da rede de lanchonetes “Pastel do Roberto”, que estará distribuindo pastéis gratuitamente para estudantes de escolas públicas pré-agendadas.
Duas barracas instaladas na praça serão pontos de coleta de óleo de fritura para utilização na tarde de sexta-feira, dia 5, em uma oficina de transformação do produto a ser instalada no Auditório do Sesc/Maringá.
Ainda para quarta-feira, dia 3, está prevista para as 10h e 15h a apresentação do Teatro EchoArte com a peça “O Jogo”, no Auditório Hélio Moreira – anexo ao Paço Municipal.
Também na quarta-feira (3) e quinta-feira, dia 4, vai haver uma exposição de materiais, trabalhos, produtos e tecnologias ambientais no Centro de Convivência Comunitário, no período das 9h às 15 horas.
Para quinta-feira, dia 4, está programada uma demonstração e desenvolvimento da campanha “Despoluir”, para o controle de emissão de poluentes atmosféricos gerados por veículos movidos a óleo diesel, no mesmo Centro de Convivência Comunitário.
Para sexta-feira, dia 5, está previsto o “Circuito Tela Verde”, com a realização de palestra e exibição de audiovisuais – modalidade “curtas” – sobre Meio Ambiente e a oficina de sabão com óleo de fritura pós-consumo. As apresentações serão no período das 13h30 às 17h30 no Auditório do Sesc – localizado à Avenida Lauro Werneck, número 531, em frente ao Ginásio de Esportes Chico Netto.
Também na sexta-feira, no período das 8h às 12 horas, no Hotel Deville, haverá palestra sobre “Planejamento, Classe, Gerenciamento e Destino de Resíduos” direcionada a gestores de hotéis e restaurantes. O Hotel Deville está localizado à Avenida Herval, número 26.

Entidades parceiras
Neste ano a Semana do Meio Ambiente, em Maringá, segue o tema "Intervenção com Preservação" e as atividades vão ocorrer no período de 3 a 5 de junho no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio, no Auditório Hélio Moreira, Auditório do Sesc/Maringá e no Hotel Deville.
Além da campanha de sensibilização da sociedade para a destinação correta de óleo pós-consumo (óleo de fritura), a programação do evento prevê também demonstrações sobre a campanha “Despoluir” – que busca a sensibilização para o controle de emissão de poluentes atmosféricos gerados por veículos a diesel; oficinas de fabricação de sabão, detergentes e outros produtos; exposição com mostra de materiais, trabalhos, produtos e tecnologias ambientais e exibição de audiovisuais no "Circuito Tela Verde", além de uma série de palestras.
O grupo de instituições e organizações sociais responsável pela coordenação da Semana do Meio Ambiente, em Maringá, é composto pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Sesc-Paraná, Sanepar, Senai, Núcleo Regional de Educação, Setcamar/Despoluir, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto São Francisco, com apoio do Maringá e Região Convention Visitors Bureau, Nortevisual, Tetra Pak, Pastel do Roberto e Cocamar.

Mais informações: (44)3221-1517/Sema - (44)3262-3232/Sesc – (44)3263-4850 (Sanepar) – 3226-3665 (IAP).

Para acessar a programação completa, acesse:

http://www.maringa.pr.gov.br/meio_ambiente.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário