terça-feira, 23 de junho de 2009

Circuito Tela Verde traz discussões ambientais para o cinema


Começa na próxima terça-feira, 23, no Centro de Artes a mostra de cinema ambiental Circuito Tela Verde, em Friburgo. Serão 30 vídeos de curta metragem, produzidos por diferentes comunidades do país, exibidos em cinco etapas, sempre às terças-feiras, até o dia 21 de julho.


A mostra faz parte de um processo de educação ambiental de caráter crítico e participativo, utilizando metodologias de educomunicação, na intenção de contribuir na construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental. A ação também tenciona estimular as comunidades a participarem dos processos de gestão ambiental pública.

O Circuito Tela Verde, que também acontecerá em Lumiar, a partir do dia 30, é promovido em Nova Friburgo pela Superintendência Regional Rio Dois Rios (Suprid), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Cineclube Lumiar. A mostra é fruto de uma parceria inédita entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual.

No Centro de Artes os vídeos serão exibidos entre as 15h e 17h, com entrada franca, nos dias 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho, sempre com a presença de técnicos e especialistas atuantes nas questões ambientais. No dia 23, é a vez do chefe de Fiscalização e Licenciamento do Inea, Alessandro Vianello, seguido nas sessões seguintes pelo geólogo Ricardo Silva de Souza, o geógrafo Armando Thomaz Morett, o engenheiro agrônomo Luiz Vicente Marinho Lutz e a engenheira florestal Christiany Araújo Cardoso Mota. Agendamento para grupos podem ser feitas com Lúcia, a partir das 15h, pelo telefone 2533-1359.

Em Lumiar, as sessões acontecem nos dias 30 de junho, 02, 08, 16 e 23 de julho, às 8h e 19h, no Cineclube Lumiar, que funciona no Euterpe Lumiarense, na Praça Levi Ayres Brust (ao lado do correio de Lumiar). As sessões, que também são gratuitas, podem ser agendadas para grupos pelos telefones 2542-6117 e 9273-9833, com Pedro.

O Circuito Tela Verde acontece em diversas cidades do país, encerrando-se no dia 23 de julho. Os filmes a serem exibidos na primeira semana são os seguintes:

Apertando o mangue, que se trata de uma reflexão sobre o homem e a natureza em uma cidade em crescimento; Lá é mais fácil, em que as diferenças entre os jovens da zona rural e urbana são apresentados pelos próprios em depoimentos que acabam denunciando que não existem tantas diferenças assim entre eles;

Mulheres do âncora, sobre as diferentes profissões das mulheres de pescadores, como elas ajudam no sustento enquanto esperam seus maridos voltarem do mar;

Vai vendo..., filme realizado em Rio das Ostras, onde a explosão demográfica desordenada, a diminuição dos peixes no mar e o descuido com a natureza são representados pela construção de uma ponte na cidade, que deveria ser símbolo da evolução da mesma, acaba se tornando moldura para a vida cheia de dificuldades de seus moradores;

Maré baixa, sobre a constante destruição sofrida pela Lagoa de Araruama, e como os pescadores de camarão e tainha da região precisam procurar outros meios de sobrevivência, visto que estas espécies estão desaparecendo; e

Sal da terra, sobre um salineiro solitário observando o fim de seu ofício, enquanto as salinas se tornam cidades e seu barracão, assim como toda a vida que conhece, se dissolve sob o sol.

Fonte: in360

Nenhum comentário:

Postar um comentário